<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11207300\x26blogName\x3dMindcast+Dig+Site\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://mindcastdig.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://mindcastdig.blogspot.com/\x26vt\x3d8911026501906654860', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, abril 19, 2005

Um coelho bípede

O professor Jessy Grizzle, da Universidade de Michigan, tem trabalhado há 5 anos no desenvolvimento deste robô, um dispositivo bípede que anda e corre. Qual a diferença quando comparado a tantos projetos semelhantes? Observando a foto podemos notar que o Rabbit não tem pés, o que exige algoritmos de compensação e equilíbrio atuantes o tempo todo. É mais ou menos como uma pessoa andando de pernas de pau: não dá para ficar parado muito tempo, pois o equilíbrio é breve e bastante instável. Em seu estágio atual de desenvolvimento, o Rabbit tem 1,42m de altura e pesa 36kg.

Os objetivos do projeto, claro incluem o desenvolvimento de melhores algoritmos e mecanismos de controle para dispositivos que imitam o caminhar e o correr humanos. Não é difícil imaginar um futuro em que esta tecnologia levará ao desenvolvimento de exoesqueletos que auxiliem paraplégicos a recuperarem artificialmente o movimento das pernas.

Rabbit, o robô bípede
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário