<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11207300\x26blogName\x3dMindcast+Dig+Site\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://mindcastdig.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://mindcastdig.blogspot.com/\x26vt\x3d8911026501906654860', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quinta-feira, abril 28, 2005

Migração PC -> Mac e como rodar o MacOSX no seu PC.

Em mais uma das minhas incursões pelo mundo Mac (sim, quanto mais eu leio, maior é a vontade de ter um) encontrei uma série de artigos do site bit-tech.net . Um site focado em reviews de hardware, acessórios e case-mods de PC´s. Um dos colunistas do site escreveu uma série de artigos até mesmo com um pouco de ironia porem muito explicativos sobre a migração dele dos PC´s para os Mac´s. A série é composta de três artigos. O primeiro gira em torno dos motivos da mudança, os objetivos e o que era esperado. No segundo, a chegada do novo Mac (um powerbook). O autor mostra desde a abertura da caixa até a interface do MacOS X e no terceiro artigo são mostrados os programas utilizados no dia a dia comparados com seus similares do mundo PC.

Alem disso, há um artigo sobre o MS-Office 2004 para Mac muito interessante expondo as similaridades e diferenças da versão Mac e PC. Uma leitura interessante pois esta é uma das principais ferramentas de qualquer usuário seja ele de PC ou Mac.

Outra opção para quem nunca usou um Mac, mas gostaria de conhecer o MacOSX e tem um PC muito bom mas não tem a pretensão de rodar o sistema com velocidade comparável a um Mac real(fica bem lento) é utilizar o emulador de plataforma Powerpc chamado PearPC. Com esse emulador para Windows ou Linux, é possível instalar o MacOSX em um disco virtual criado como um arquivo e usar o sistema operacional da Apple com algumas limitações. Nesse momento o emulador não suporta som e dispositivos conectados via USB. A Internet é acessada através de uma interface virtual criada no Windows.

Para usar o emulador, é necessário o download do programa(os primeiros arquivos sao os mais novos e mais rapidos), e a imagem dos cd´s de instalação do MacOSX em formato ISO(as opções são conseguir os CD´s emprestados de quem tem um Mac ou usar as conhecidas redes P2P ou bittorrent, são 3 CD´s e somam mais de 2Gb de download), nesse momento o mais recomendado é o MacOSX 10.3 Panther porem alguns usuários já estão rodando o 10.4 Tiger no emulador. Após isto, somente siga esse guia passo a passo para configurar e instalar o emulador e o MacOSX. Aparentemente, lendo o guia do site, a tarefa é um pouco complicada, mas fiz todos os procedimentos e tudo é realmente simples se seguido.

Apenas lembre-se de duas coisas:

1- Se você não possui um PC realmente rápido a chance de ver o MacOSX iniciar na sua maquina são pequenas.
2- Não espere velocidade, o sistema fica muito lento porem é possivel ver as diversas aplicações e qualidades do MacOSX bem na sua frente.

Não é recomendável usar o MacOSX no emulador PearPC para um ambiente de trabalho no dia a dia pois é inviável devido a velocidade, apesar disso, fui surpreendido porque esperava uma velocidade muito menor. Apenas para se ter uma noção, o sistema levou aproximadamente 50 minutos para ser instalado e aproximadamente 1 a 2 minutos para inicializar em um PC AMD Athlon64 3000+ com 512Mb de memória.

Como todas as referencias de artigos e guias estão em inglês, em breve postarei um breve resumo de como instalar, configurar e usar o emulador.
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário