<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11207300\x26blogName\x3dMindcast+Dig+Site\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://mindcastdig.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://mindcastdig.blogspot.com/\x26vt\x3d8911026501906654860', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, abril 29, 2005

As coisas tendem a esquentar por aqui...

De acordo com o site da revista NewScientist, um novo estudo acerca da temperatura global indica que a Terra absorve mais calor do que irradia para o espaço. Este fenômeno atualmente ocorre a uma taxa de absorção de 0,85W por metro quadrado, o que equivale a algo em torno de 7 trilhões de lâmpadas de 60W constantemente ligadas ao longo do planeta.

Esta questão do aquecimento global em função do efeito estufa (concentração de dióxido de carbono na atmosfera, o que impede a irradiação de calor para fora da Terra) já não é nova. A controvérsia se estabelece quando cientistas contrários à idéia do aquecimento global desenvolvem miríades de teorias que explicam cada um dos fenômenos creditados ao suposto efeito estufa. O processo é muito semelhante aos esforços empreendidos anteriormente pelas empresas de cigarro para contra-atacar evidências de que o cigarro causa câncer, ou mesmo às teorias pseudo-científicas dos Criacionistas para demonstrar as “mentiras” da Teoria da Evolução. Se for o mesmo caso, isto é, se for um esforço deliberado para tapar o sol com a peneira, não faltam motivos: reduzir a emissão de CO2 significa reduzir a atividade industrial como um todo, pois a indústria global ainda depende de fontes não renováveis de energia para existir. O resultado de uma redução nas atividades industriais que provocam o efeito estufa seria, dizem os economistas, uma crise econômica de proporções desastrosas.

Enquanto isso vamos caminhando em direção a resultados também catastróficos. O estudo da NewScientist indica que já é possível medir os resultados do efeito estufa, e de prever matematicamente como este efeito poderá afetar o planeta a curto, médio e longo prazo. As conclusões são óbvias: se fizermos algo para reduzir o aquecimento global imediatamente, ainda dá tempo de evitar o pior (ênfase no termo “ainda”); caso contrário, “armadas” de icebergs, redução das calotas polares, aumento de metros no nível do mar e outros efeitos que tais estarão irreversivelmente na pauta das gerações vindouras.

Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário