<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11207300\x26blogName\x3dMindcast+Dig+Site\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://mindcastdig.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://mindcastdig.blogspot.com/\x26vt\x3d8911026501906654860', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, maio 17, 2005

Sony mostra PS3 que chega em 2006

A Sony Computer Entertainment anunciou, em sua conferência, os primeiros detalhes do sucessor do PlayStation 2, oficialmente chamado de PlayStation 3. Também foi confirmado que a data de lançamento será em 2006. Nada foi dito sobre o preço do console.

A mídia será o Blu-Ray, que terá capacidade de armazenamento seis vezes superior aos atuais DVDs. O drive do PlayStation 3 poderá CR-ROM, CDR+W, DVD, DVD-ROM, DVD-R e DVD+R. Também foi confirmado que o console será retro-compatível com o PSone e PlayStation 2.

A Sony também detalhou algumas especificações técnicas do novo console. O processador será mesmo o Cell, que terá clock de 3,2 GHz e performance total de 2,18 teraFlops, mais que o dobro do Xbox 360. O número de núcleos não foi confirmado. O PlayStation 3 terá memória principal de 256 MB do tipo XDR e mais 256 MB do tipo GDDR (freqüência de 700 MHz) para vídeo. O Xbox 360 tem 512 MB GDDR3 (freqüência de 700 MHz) para uso geral.
Haverá inúmeras portas para o PlayStation 3: uma para disco rígido destacável de 2,5 polegadas e seis de USB 2.0 (quatro na frente e dois atrás do console). Também haverá slots para diversos cartões de memória como o Memory Stick Duo, SD e Compact Flash.
As saídas compreendem dois conectores de HDMI, um de Multi Out, uma saída ótica SPDIF e uma porta de rede de um gigabits por segundo. O novo console poderá conectar até sete controles via Bluetooth, uma tecnologia sem fio.
O chip gráfico (GPU), de tecnologia da nVidia, se chama RSX, abreviatura de Reality Synthesizer. O chipset terá precisão de pixel de 128 bits, resolução de 1080p (1080 linhas em progressive scan), a mais alta definição entre videogames. A GPU terá mais de 300 milhões de transistores, mais numeroso que qualquer placa disponível comercialmente na atualidade. Será feito em tecnologia de moldes 90 nm e oito camadas de metal. Terá o poder equivalente a dois GeForce 6800 Ultra juntos, que custam cerca de mil dólares nos Estados Unidos.

O RSX terá mais 512 MB de memória para renderizar gráficos e será capaz de 51 bilhões de operações de pixels por segundo e 100 bilhões de operações de shader por segundo. Para mostrar na prática o poder do console, foi mostrado um vídeo-demonstração do "Unreal Engine 3", da Epic Games, rodando um game similar a "Unreal Tournament 2007".

Tim Sweeney, da Epic Games, afirmou categoricamente que o console é "fácil de programar" e que o recebeu há apenas dois meses. Para provar que demonstração foi em tempo real, Sweeney manipulou a câmera e fez operações de zoom no demo.

O PlayStation 3 terá recursos multimídia poderosos, como chat de vídeo, acesso rápido à Internet e organizador de mídia (foto, vídeo e som). O presidente da Sony Computer Entertainment, Ken Kutaragi, classificou o produto como o "super computador para o entretenimento".

PS3

PS3 Controller
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário

segunda-feira, maio 09, 2005

AMD Lança processador com dois núcleos para desktops

Após anuncio há alguns dias, a AMD lançou para testes o seu novo processador Athlon 64 X2, o novo processador com dois núcleos(dual-core) no mesmo chip. O processador está disponível em 4 modelos no momento e para as placas-mãe com socket 939 ja disponiveis no mercado para o Athlon XP 64. As velocidades disponíveis e a quantidade de cache por núcleo são:

- Athlon 64 X2 4200+ 2.2GHz 512KB
- Athlon 64 X2 4400+ 2.2GHz 1024KB
- Athlon 64 X2 4600+ 2.4GHz 512KB
- Athlon 64 X2 4800+ 2.4GHz 1024KB

Os precos sao altos nesse momento, ultrapassando até mesmo a linha Athlon FX, esta com um único core no momento.
Alguns testes comparativos já estão aparecendo nos sites especializados em hardware e os resultados são muito bons. Para aplicações que suportam múltiplas threads ou para a execução de vários processos simultâneos, o ganho de performance é muito bom.
Em um teste, foi executado em um processador Athlon 64 single-core um programa anti-virus, o iTunes importando um CD de áudio e o jogo Doom3. Com esse processador, a importação das musicas ficou extremamente prejudicada pelo antivírus e o jogo Doom3 nem mesmo executou.
O mesmo teste foi feito com o novo Athlon 64 X2 e o com ambas as tarefas rodando, o jogo foi executado sem problemas de travamento ou lentidão.
Mais uma vez a AMD passou a perna na Intel lançando seu processador Dual-Core assim como ocorreu com o lançamento do primeiro processador 64bits.

Reviews:

The Tech Report
The Register
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário

quarta-feira, maio 04, 2005

Projeto de Midia Molecular permite gravações utilizando atomos e celulas.

O grupo de Nanotecnologia Computacional da universidade de Swinburne na Austrália, liderado pelo professor Dr. Cameron L. Jones está trabalhando em um projeto de Mídia Molecular que possibilita a manipulação computacional de textos, sons, imagens e vídeos utilizando células e átomos em escalas microscópicas.

O projeto já efetuou mixagens em algumas músicas, criou imagens e alterou vídeos utilizando compostos microscópicos e alguns exemplos dos trabalhos estão disponíveis no site.

A página do projeto contem diversas referências a artigos científicos, informações sobre o grupo e o líder do projeto.

Different fractals can be modeled in Mathematica.  This image is a variant of the Koch island, called the Gosper Island - and was printed using thermal ink onto the data surface of an audio CD-R.  This shape interferes with playback, thereby generating a temporal remix of the original music under nonlinear feedback control modulated by error-detection/correction.
Fractal impresso termicamente em um CD-R
Referencia enviada por Sergio Kulpas
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário

Primeira e única Conferência de Viajantes do Tempo no MIT

Pela primeira - e única - vez, o pessoal do MIT(Massachusetts Institute of Technology) está organizando uma conferencia para viajantes do tempo. A conferencia é única, pois pessoas de qualquer local e de qualquer época poderão participar. A organização precisa da ajuda de todos para a divulgação do evento, pois quanto mais pessoas souberem, maior a quantidade de pessoas do futuro estarão presentes.

Infelizmente, nós do presente apenas poderemos ver a convenção desta vez, pois no atual momento ainda não temos a tecnologia para viagens temporais, mas contamos com as pessoas do futuro e esperamos que eles nos deixem seus segredos para que no futuro possamos participar novamente dessa mesma convenção.

A convenção acontecerá no MIT, East Campus Courtyard no sábado, 07 de Maio de 2005 a partir das 10:00pm. Os presentes deverão levar comida e bebida, e os viajantes do tempo devem levar provas de que vêm mesmo do futuro (algo simples, tal como a cura da AIDS ou do câncer já serve).

Referência enviada por Sergio Kulpas.
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário

terça-feira, maio 03, 2005

Lançamento do MacOS X Tiger

Sexta-Feira, 29 de Abril foi o lançamento oficial do MacOS X Tiger, o novo sistema operacional para a plataforma Macintosh da Apple. Como era esperado por muitos, as mais de 200 novidades do novo sistema causaram um grande rebuliço nos mais diversos sites e especialistas.

Dentre as mudanças, o novo Dashboard, um aplicativo que permite a colocação de pequenos "widgets", ou seja, pequenos programas no fundo do desktop para os mais diversos usos como por exemplo cotações de moedas, feeds de blogs, previsão do tempo entre outros que acompanham e mais alguns disponíveis para download no site da Apple.

O spotight, uma ferramenta de busca que cria um indice de todos os programas, arquivos e documentos facilitando sua busca e possibilitando até mesmo a criação de chamados "Smartfolders", pastas na qual seu conteúdo é baseado em regras de busca. Com essa ferramenta, um usuário pode criar um smartfolder com todo o conteudo que possua a palavra "curriculo", aonde a ferramenta colocará um link para os documentos que contenham a palavra nessa pasta inteligente facilitando para o usuário a busca de arquivos em muitas pastas.

Diversos sites de notícias fizeram reviews muito completos sobre a instalação, e as mudancas principalmente de velocidade, sendo que alguns reportaram até 20% de melhora de performance com a nova versão.

Seguem os links para diversos reviews:

Anandtech
ArsTechnica
CNet
OSNews
Português  |  English

0 Comentários:

Postar um comentário